BLOG

Banco Central altera regra de saques em espécie

29/06/2017

O Banco Central (BC) anunciou uma redução no limite de saques e outras operações em dinheiro que têm de ser comunicados previamente aos bancos e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do Ministério da Fazenda que centraliza informações sobre prevenção e combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Em nota, o BC aponta que dentro de 180 dias, quando as novas regras entrarem em vigor, os bancos deverão requerer de seus clientes comunicação prévia, com três dias de antecedência, para realizar saques em espécie de valor igual ou superior a R$ 50 mil. Atualmente, essa comunicação ocorre com um dia de antecedência para saques de valor igual ou superior a R$ 100 mil.

As novas determinações estão na Circular 3.839 e também valem para emissão ou recarga em um ou mais cartões pré-pagos em reais ou equivalente em moeda estrangeira, emissão de cheque administrativo, TED ou qualquer outro instrumento de transferência contra pagamento em espécie.

A redução do limite foi antecipada pelo Valor em janeiro deste ano em entrevista com o presidente do Coaf, Antonio Gustavo Rodrigues. A nova regra deve elevar de forma relevante o número de comunicações já feitas ao Coaf sobre saques em dinheiro e operações suspeitas, que passaram de 1,5 milhão em 2016.

Valor Econômico:
http://www.valor.com.br/financas/5020476/banco-central-altera-regra-de-saques-em-especie